Motivos para medir a velocidade de internet

Boa parte de nossas atividades com computadores e dispositivos móveis dependem da nossa velocidade de internet. A agilidade com que nossos programas e aplicativos funcionam pode ser limitada em grande parte pela velocidade com a qual nos conectamos.

medir velocidade internet

Quando fazemos um teste de velocidade de internet, os resultados obtidos nos dizem principalmente dois valores diferentes:

Dowload: a velocidade em bits por segundo de dados vindos de fora para nosso dispositivo, por exemplo, para carregar páginas da Web, assistir vídeos do YouTube ou receber imagens em um bate-papo por vídeo.

Upload: neste caso, é o valor da velocidade de upload de informações do nosso computador para a Internet. Até a chegada das fibras ópticas em nossas instalações, era muito menor do que o download, mas com essa tecnologia conseguimos velocidades equivalentes de subida e descida.Parece, portanto, muito importante medir a velocidade de internet real que obtemos, principalmente para confirmar se o provedor da Internet está cumprindo com o combinado no serviço que contratamos.

Porque medir a velocidade de Internet?

A velocidade pode ser afetada por alguns desses motivos e realizar um teste de velocidade é essencial para saber qual o problema com a conexão e quais medidas devem ser tomadas.

Confira a seguir quais os motivos para fazer o teste de velocidade de internet:

O provedor não está fornecendo a velocidade contratada e prometida. Portanto, ao estar ciente dos resultados que aparecem nos confiáveis testes de velocidade, podemos solicitar o aumento da velocidade ou redução no valor do plano contratado.

O equipamento que fornece a conexão em casa não funciona corretamente ou está desatualizado para as conexões atuais. Desse modo, é possível solicitar um novo aparelho ao provedor de internet.

No caso de usar o roteador Wifi, podemos ter problemas de velocidade por estar muito longe e existir interferência ou até mesmo porque temos um vizinho conectado que rouba boa parte da sua banda larga.

Somente fazendo testes de velocidade em diferentes dispositivos e locais da casa, será possível saber se temos ou não um problema real de velocidade de internet.

Como medir a velocidade de internet?

Pagina web

Para fazer o teste de velocidade através da internet é preciso acessar um site como o Medidor de Internet que mostra os resultados de sua conexão de maneira simples e confiável.

Basta acessar o site da ferramenta e esperar carregar a página inicial que terá a opção “iniciar”, em seguida é só clicar nessa opção e aguardar o resultado do seu teste de velocidade.

Dispositivos móveis

Podemos fazer uso de aplicativos em telefones celulares e tablets que nos informarão sobre a velocidade de internet, tanto com nossas conexões Wi-Fi quanto com dados.

Desta forma, com um simples clique se pode realizar um teste de velocidade de internet para descobrir qual a velocidade da internet que está sendo entregue pela operadora.

Leave a Reply

Your email address will not be published.