Rastreador com seguro auto é vantajoso para o bolso?

rastreador com seguro

A decisão de instalar um rastreador com seguro auto envolve uma série de dúvidas. As vantagens e eventuais desvantagens nem sempre são claras para a maioria dos proprietários de automóveis com alguma espécie de preocupação com seu veículo. E com bom nível de responsabilidade.

Em tempos de insegurança em praticamente todas as áreas aliados à falta de manutenção das vias públicas, qualquer fator que aumente de fato a segurança é muito bem-vindo. Além do mais, as condições tecnológicas dos rastreadores avançam constantemente, o que favorece cada vez mais a sensação de segurança dos proprietários.

Antes, você gostaria de saber como funciona o rastreador veicular? Vamos lá!

Mecanismo dos rastreadores

Estamos falando de vanguardismo de ponta da área de Tecnologia da Informação. Em análise mais profunda, trata-se do conceito IoT – Internet das Coisas, a partir da qual objetos com as mais diversas funções estão interligados para dispor de informações úteis às sociedades.

Há dois sistemas de rastreamento. Em ambos, um dispositivo eletrônico é ocultado no veículo e emite sinais a todo instante que são monitorados pela central de observação da empresa responsável:

  • Radiofrequência: antenas apostas em diversas regiões captam sinais do dispositivo do veículo e os decodificam. Assim, os interpretam como localização geográfica
  • Satélites: pouco mais de três dezenas de satélites trafegam pela órbita de maneira que pelo menos quatro deles estejam sempre direcionados para o planeta. Desta forma, criam uma espécie de malha de ondas. Os sinais do dispositivo instalado no carro são também captados interpretados pelo conhecido GPS

Como pode perceber, instalação pura e simples de rastreador no veículo já é fator de segurança significativa. Em situação de furto ou roubo, a central é acionada e localiza o carro em pouquíssimo tempo.

Rastreador com seguro auto é melhor?

Sim, rastreador com seguro auto é mais vantajoso para seu bolso. Por quê? a própria ideia em si de rastreamento de veículo define a resposta. Trata-se de dispositivo de localização, ou seja, de segurança parcial e não total, pois não evita furto ou roubo.

Desta maneira, há possibilidade de o carro furtado/roubado ser localizado, mas este pode ter sido vítima de avarias sérias, peças podem ter sido retiradas, pode apresentar amassamento na lataria etc.

Então, qual é a vantagem do rastreador com seguro auto?

Como já comentamos em textos anteriores, a operadora de seguro trabalha com a ideia de minimização de riscos. Quanto menos riscos o segurado oferecer, menor será o valor mensal do veículo. A seguradora avalia o perfil do proprietário por todos os lados possíveis.

E, quando a gente diz todos, quer dizer todos mesmo: idade, quantidade de multas em certo período, trajeto mais usado na semana e até mesmo redes sociais e estado civil (estudos mostram que pessoas casadas se obrigam a ser mais responsáveis; portanto, cuidam melhor de seus veículos e dirigem mais prudência) etc.

E, principalmente, se o veículo dispõe de sistema de rastreamento.

Ou seja, automóveis furtados/roubados que não tenham rastreador instalado têm muito menos chance de ser encontrados. O inverso acontece com veículos instrumentalizados com o dispositivo de localização.

Então, a seguradora dispõe de planos mais vantajosos, com descontos consideráveis e outras facilidades quando o veículo tem rastreador instalado.

Portanto, rastreador com seguro auto é considerado mais vantajoso para seu bolso.

Tem outras dúvidas? Outras perguntas? Envie pra nossas equipes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.