Consulta IPVA: Você sabe como funciona?

Você sabe como fazer consulta IPVA? Ter acesso a esse valor é muito mais fácil do que você possa estar pensando.

Antes de orientarmos como fazer a consulta IPVA, vamos esclarecer sobre o que significa essa conta.

O IPVA (Propriedade de Veículos Automotores,) se tata de um tipo de imposto que deve ser pago anualmente pelos donos de automotores. É uma taxa importante de ser paga.

O não pagamento do IPVA pode resultar em transtornos para o dono do automotor, como ter o nome colocado em dívida ativa e impossibilitar de fazer o licenciamento do veículo, além de correr o risco de ter o automotor apreendido.

Consulta IPVA: passo a passo para você ficar por dentro desse imposto

consulta IPVA

Sabia que você pode consultar o IPVA do seu automotor pela internet? Bem mais simples do que era há anos atrás, quando o dono do veículo tinha que comparecer pessoalmente do Detran (Departamento de Trânsito) do seu estado – se deslocando e enfrentando filas para ser atendido.

O primeiro passo para você fazer a consulta IPVA do seu automotor é entrar no site do Detran do estado em que seu carro está registrado. Atualmente, os sites de todos os estados do país permitem consultar o imposto online.

Como demonstração, usaremos de exemplo a consulta IPVA de automotores do estado de São Paulo. Veja os passos a seguir:

 

  • Entrar no site

 

Como mencionado, você deve acessar o site do Detran. No caso do estado de São Paulo, o site para consulta IPVA é: www.detran.sp.gov.br.

Para outros estados, basta mudar a sigla depois da palavra “detran”.

 

  • Entrar no link do IPVA

 

Ao entrar no site do Detran/SP, você irá visualizar muitas opções para consulta. Vá na opção “Veículos – débitos, restrições e vistorias”.

O link fica na primeira lista de opções para consultas diversas, ao lado da opção “Consulta de pontos da CNH”.

 

  • Continuar a navegação pelo site

 

Ao entrar na página de “Veículos – débitos, restrições e vistorias”, você irá se deparar com duas opções para clicar. Para consulta IPVA, você deverá entrar na opção “Seu veículo – débitos – restrições e vistorias”.

 

  • Fazer a consulta

 

Entrando na página “Seu veículo – débitos – restrições e vistorias”, você terá acesso a tudo que pode ser consultado através dessa tela. A consulta IPVA é uma dessas opções.

 

  • Informar os dados do veículo

 

Nessa página, você completará os campos que pedem o CPF e o código do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O número do Renavam consta na documentação do seu automotor.

 

  • Consulta IPVA

 

Ao dar ok, depois de preencher corretamente os dados solicitados, você terá acesso a uma página onde constará o valor do seu IPVA. Também informará sobre IPVA de anos anteriores.

Pronto! Missão cumprida!

Como pagar o IPVA atrasado

Caso você esteja com o IPVA em aberto, providencie logo o acerto desse imposto. Como já citamos, o não pagamento dessa taxa pode lhe causar problemas.

Você fica impedido de licenciar o automotor (não podendo vendê-lo), pode ter o nome incluso na dívida ativa e ainda terá transtornos se for parado pelo polícia no trânsito – estando sujeito a apreensão do seu veículo.

Para pagar o imposto atrasado, compareça do Detran do seu estado ou faça isso pelo site. No site, é possível, além da consulta IPVA, solicitar a emissão de um boleto para acertar a dívida.

O boleto pode ser pago até o vencimento em qualquer banco ou mesmo em casas lotéricas.

Evite novos atrasos. Quem paga o IPVA em dia, além de ficar com o automotor legalizado, pode parcelar o valor desse imposto e ganhar descontos.

Já IPVA em atraso deve ser pago à vista. Algumas campanhas podem permitir o parcelamento do IPVA atrasado. Para evitar transtornos, procure pagar o imposto sempre em dia, no começo de cada ano.

Leave a Reply

Your email address will not be published.