Itens indispensáveis para aumentar a segurança da moto

Itens indispensáveis para aumentar a segurança da moto são buscados por consumidores que desejam proteger seus bens e procuram nesses artigos uma forma de segurança extra.

Os itens indispensáveis para aumentar a segurança da moto é uma maneira de aliar conforto e segurança no deslocamento diário nos trajetos realizados pelo motociclista.

segurança da moto

O motociclista que se preocupa com sua segurança entende a importância de adquirir os artigos que podem proporcionar mais confiança na direção da moto.

É notório que o número de acidentes fatais diminuíram em algumas cidades, mas fazer uso de artigos que possibilitam o aumento da segurança ainda é indispensável!

Os itens indispensáveis para aumentar a segurança da moto devem fazer parte da lista de prioridades do motorista consciente.

Itens de segurança para moto

  • Capacete. O capacete é um dos artigos mais lembrados e conhecidos do motorista. O uso deste artigo pode evitar graves transtornos para o motorista e, muitas vezes, evitar o óbito. O uso do capacete é item obrigatório pela legislação e funciona como cuidado básico para quem anda de moto. Na hora de adquirir um modelo é preciso estar atento aos pontos relacionados à segurança e qualidade do artigo, inclusive o selo de certificação do IMETRO. Entre os diferentes modelos disponíveis no mercado, os mais aconselháveis são os totalmente fechados ou articulados, pois proporcionam segurança e proteção para a nuca, topo da cabeça, além de toda a parte do rosto.
  • Jaqueta e roupas adequadas. Roupas apropriadas é um item relevante que deve fazer parte do dia do motociclista. Trajado com roupas adequadas, o motociclista terá proteção contra quedas e variações de tempo. Dê atenção aos modelos mais resistentes como os feitos de couro. Os itens indispensáveis para aumentar a segurança na moto estão presentes em lojas especializadas espalhadas pelo país. As peças mais recomendadas são as jaquetas que têm proteção básica nos ombros, nas costas e cotovelos. O material apresenta também proteções destacáveis para a parte dos quadris e joelhos. Esses itens devem priorizar o conforto contando com resistência, leveza e sistema que permitam a ventilação do corpo do motociclista.
  • Artigos de proteção para mãos e pés. É bem comum encontrar motociclistas dirigindo motos de chinelos ou até descalços! Os pés exigem atenção redobrada já que são uma das partes mais vulneráveis quando atingidas em acidentes. É importante o uso de um calçado apropriado para a condução da moto como, sapatos de cano longo e sem cadarços, para evitar o risco de enroscarem na corrente da moto. Os itens indispensáveis para aumentar a segurança da moto são ferramentas capazes de proporcionar um cotidiano mais tranquilo ao condutor.
  • Antena corta pipa. Este artigo, que se tornou obrigatório, auxilia com bastante eficácia a segurança do motociclista. Pode se apresentar com uma antena ou duas, contando com uma espécie de gancho na ponta que tem a finalidade de segurar a linha da pipa, protegendo assim o condutor do risco do corte por cerol ou linha chilena. Por ser uma determinação legal, o item já foi assimilado por boa parte dos motociclistas. Os itens indispensáveis para aumentar a segurança da moto devem ser usados diariamente!
  • Protetor de pernas. O artigo serve para a proteção do motociclista no momento de uma queda. A peça pode evitar que a perna do condutor fique presa abaixo do tanque de combustível.
  • Faixas refletivas. Além do uso de capacete e jaqueta, quem circula com motocicletas deve fazer uso das faixas refletivas que ficarão localizadas na cabeça, coletes e baús, permitindo maior visibilidade nas ruas e rodovias.
  • Protetor visual. A proteção dos olhos é um fator muito importante para a condução da moto. Os olhos devem estar protegidos a todo momento, pois a perda da visibilidade pode desencadear situações de risco próprio e para terceiros. É preciso que o condutor use óculos com proteção para o sol, o vento e a poeira. A escolha de um capacete que possua cobertura total do casco, com visor anti-risco que não embace é ideal.
  • Seguro da Moto: Não podemos esquecer também do seguro auto, outro item indispensável que permite ao motociclista desfrutar de uma rotina mais tranquila em seus trajetos, mesmo que ocorram situações indesejadas, como: acidentes, batidas, entre outros imprevistos. O trânsito, por si só, já oferece perigos inerentes. Por isso, cuidar da segurança nunca é demais!

Confira as dicas básicas aqui no portal do Fique de Olho no Japs, deve ser prioridade para o motociclista que deseja dirigir de maneira apropriada.