O pODER da oração: fundamentos bíblicos e teológicos

A oração pode ser definida como falar com Deus, mas é muito mais do que isso. A oração é um ato de adoração que glorifica a Deus e reforça nossa necessidade por ele. Ao viver uma vida de oração, respondemos à obra de salvação de Cristo e nos comunicamos com a própria fonte e propósito de nossa existência.

A oração é um foco popular nos sermões e na literatura cristã. Algumas perguntas importantes orientam e esclarecem o poder da oração na vida de cada cristão.

Por que devemos orar?

Várias verdades ajudam a ilustrar por que precisamos de oração em nossas vidas.

  • Somos ordenados a orar. Várias vezes lemos que devemos estar em oração contínua (1 Tessalonicenses 5: 16-18, Filipenses 4: 6-7, Efésios 6: 18-19). E em Lucas, Jesus “falou uma parábola para eles, de que os homens sempre deveriam orar e não desanimar” (Lucas 18: 1 NVI).
  • Isso lhe dá a glória. A oração é uma maneira de servir a Deus (Lucas 2: 36-38). Através da oração, temos a oportunidade de glorificá-lo e louvá-Lo por tudo que ele é e fez (1 Tessalonicenses 5:18).
  • Isso nos ajuda a superar. Jesus diz a Pedro que ore por força para vencer a tentação (Mateus 26:41). Além disso, em Lucas 6: 12-13, Jesus demonstra a importância da oração na tomada de decisões importantes. A oração nos ajuda a enfrentar e superar todos os tipos de lutas.
  • Traz nossos pedidos para ele. “Peça, e será dado a você; Procura e acharás; bata e será aberto para você ”, disse Jesus em Mateus 7: 7. Isso não significa que receberemos tudo o que pedirmos, mas quando pedirmos coisas que estão em Sua vontade, Ele nos dará essas coisas (1 João 5: 14-15).
  • Isso nos ajuda a discernir Sua vontade. Jesus orou continuamente ao Pai pedindo orientação. Nós também podemos começar a entender Sua vontade para nós quando permanecermos em comunhão com Ele.

“Qual é o objetivo da vida cristã?”, Pergunta o teólogo e pastor RC Sproul . “Piedade nascida da obediência a Cristo. A obediência desbloqueia as riquezas da experiência cristã. A oração é o que leva e alimenta a obediência, colocando o coração no ‘estado de espírito’ adequado para desejar obediência. ”

[cta]

Precisamos do poder da oração para a compreensão, crescimento espiritual e unidade com Deus. “A oração não muda Deus, mas muda quem a oferece”, escreve o filósofo e teólogo Søren Kierkegaard em seu livro ” Pureza do Coração é Desejar Uma Coisa” .

Como Devemos Orar?

Não fique ansioso por nada, mas em tudo por oração e súplica, com ação de graças, deixe que seus pedidos sejam conhecidos por Deus; e a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará seus corações e mentes por meio de Cristo Jesus.

Filipenses 4: 6-7

Paulo nos encoraja a orar por tudo com um coração agradecido. Quando estivermos abertos e apresentarmos tudo a Ele, Ele nos protegerá com Sua paz. Esta passagem captura o coração e a mente que devemos nos esforçar para ter quando oramos. Quando combinados com 1 Tessalonicenses 5: 16-18, vemos como devemos estar em oração contínua – ou seja, devemos sempre nos conectar com nosso Senhor e Salvador.

E se não conseguirmos encontrar as palavras “certas” quando oramos? “Da mesma forma, o Espírito também ajuda em nossas fraquezas”, escreve Paulo em Romanos 8: 26-27. “Porque não sabemos o que devemos orar como deveríamos, mas o próprio Espírito faz intercessão por nós com gemidos que não podem ser proferidos. Agora, aquele que perscruta o coração sabe qual é a mente do Espírito, porque intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. ”Como cristãos, o Espírito intercede por nós durante a oração.

Algumas pessoas tendem a se concentrar em aspectos menos importantes da oração. Deve-se tomar cuidado com detalhes como fechar ou não os olhos, a que hora do dia oramos e a duração e o número de nossas orações. Esses tipos de diretrizes podem ser úteis ou prejudiciais.

Uma vida de oração

“Aproxime-se de Deus e Ele se aproximará de você.”

A oração deve refletir o relacionamento que temos com Deus. Afinal, é lindo pensar que nos foi dada a capacidade de nos comunicarmos com Ele. A qualquer momento e em qualquer lugar, podemos agradecê-Lo, pedir Sua força, discernir Sua vontade e nos tornar mais semelhantes a Cristo. Como Tiago 4: 8 diz: “Aproxime-se de Deus e Ele se aproximará de você”.

Os líderes do ministério em todos os contextos devem modelar a liderança de servos cristãos para servir aos outros e apontá-los para Cristo. O poder da oração pode ajudar os líderes a crescer espiritualmente e inspirar outras pessoas a se comunicarem com Deus.

O Master of Arts on Ministry Studies do Grace College online ajuda os alunos a aprimorar sua capacidade de ministrar a outras pessoas em uma variedade de carreiras no ministério vocacional. Esse programa acelerado e totalmente online pode ser concluído em apenas dois anos e oferece concentrações opcionais na administração do campo ou nos estudos de liderança das mulheres.