Sarampo: Como identificar o sarampo? Veja os principais sintomas!

O Sarampo é um vírus transmissível e contagioso, então veja como identifica-lo e os principais sintomas da doença.

Sarampo - Como identificar e quais os principais sintomas

O que é o Sarampo?

O Sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa que pode se alastrar rapidamente na população. Além disso, pode levar a morte, principalmente em crianças de 0 a 5 anos de idade.

O Sarampo já havia sido erradicado no Brasil há muitos anos, porém com a chegada dos imigrantes venezuelanos ao pais, novos casos estão aparecendo nos estados de Roraima e no amazonas.

Muitas pessoas subestimam os problemas causados pelo Sarampo, e com isso o índice de vacinação tem sido baixo.

Na última campanha realizada pelo Ministério da Saúde que ocorreu durante o mês de agosto, muitos estados ficaram abaixo da meta de 95% de crianças imunizadas.

No entanto a vacina, ainda é a melhor forma de prevenção e controle do Sarampo, é altamente segura e garante 97% de eficácia.

Vamos agora conhecer os principais sintomas do Sarampo e como identificar a doença.

Como identificar o Sarampo? Veja os principais sintomas.

O período de incubação do Sarampo dura em média 10 dias, ou seja, esse é o tempo que o vírus demora para manifestar sintomas após o contágio. Os primeiros sintomas são:

Nos 3 primeiros dias:

  • Febre: O primeiro sinal da doença é febre alta acima de 38ºC;
  • Dores musculares: O Sarampo também causa dores pelo corpo e cansaço excessivo, porém esse sintoma também pode ser confundido com um agravante da febre.
  • Tosse Seca e dores de garganta.

 

Após o 3º dia:

  • Manchas vermelhas na pele: Após 3º dia da infecção pelo vírus, a doença apresenta sua característica mais conhecida, manchas vermelhas que se espalham por todo o corpo;
  • Manchas Brancas na boca: A doença também deixa o interior da boca do doente cheia de manchas brancas.
  • Conjuntivite: O Sarampo ainda pode ocasionar conjuntivite ou vermelhidão nos olhos.

Esses são os principais sintomas para identificar o Sarampo, porém o diagnóstico correto somente pode ser realizado através de exames clínicos. Assim, se perceber esses sintomas deve procurar um médico o quanto antes.

Tratamento para o Sarampo

Infelizmente, não existe um tratamento específico para o Sarampo. Quando a doença é identificada o que se pode fazer é tratar os sintomas para que o paciente sinta-se melhor, e aguardar o período de manifestação do vírus passar.

Uma informação muito importante é que o paciente infectado pelo Sarampo, deve permanecer isolado, visto o potencial altamente contagiosos do vírus.

Não há necessidade de hospitalização, porém recomenda-se que o paciente fique afastado de suas atividades sociais como escola e trabalho, para evitar a transmissão do vírus.

Veja algumas dicas que podem auxiliar na recuperação do paciente:

  • Hidratação: Manter-se hidratado auxilia a diminuir os sintomas da doença;
  • Alimentação Saudável: Um alimentação equilibrada fortalece o organismo, e ajuda na recuperação;
  • Repouso: Importante descansar, e evitar trabalhos exaustivos.

De qualquer forma, a melhor maneira de prevenir o Sarampo ainda é a imunização. São apenas duas doses no primeiro ano de vida, e a pessoa está imunizada para sempre.

 

Vacinar os filhos é uma obrigação de todos os pais, não somente o protege, como também diminui o risco de contaminação para aquelas pessoas que não podem tomar a vacina.

Seja consciente, quem ama vacina!