A evolução das cadeiras de rodas

Embora os nomes de seus inventores não estejam claramente definidos, o que podemos garantir é que a cadeira de rodas é uma grande invenção que facilita a mobilidade e facilita a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

Muitos anos se passaram desde os primeiros protótipos, até chegarem aos modelos de cadeira de rodas atual encontradas em lojas de equipamentos médicos, em modelo dobrável, leve, ergonômica e fabricada com materiais resistentes de última geração.

Uma ideia que vem de longe

Superar desafios e dificuldades é algo inato do ser humano. Portanto, tentar substituir a ausência ou falta de mobilidade inicia a história da cadeira de rodas há centenas de anos. De qualquer forma, os avanços nas tecnologias, o conhecimento e controle dos materiais atrasaram sua aparência, como tal, praticamente até o século XVI.

É aqui, especificamente no ano de 1595, onde várias fontes localizam a primeira cadeira de rodas autêntica. A “invenção” era prender uma roda a uma poltrona e um apoio para os pés para facilitar a mobilidade do rei espanhol Felipe II, imobilizado por mais de uma década por causa de gota e osteoartrite.

A cadeira de Filipe II é notavelmente semelhante à que o inventor belga  John Joseph Merlin projetou anos depois e que marcou o início da história da cadeira de rodas moderna.

Alguns anos antes, nos anos sessenta do século XVII, um jovem relojoeiro chamado Stephen Farffler criou um sistema que incorporava um “chassi” a uma cadeira com rodas, o que lhe permitia se impulsionar com os braços. Como se fosse uma previsão, essa invenção, cujo nome não sabemos, se parece muito com as modernas bicicletas que usamos.

Transição da cadeira de rodas de banho, para cadeira dobrável de Harry Jennings

O próximo marco na história da cadeira de rodas é a invenção da cadeira “Bath”. Ele tinha duas rodas traseiras grandes e uma terceira, muito menor, na frente. A este protótipo, que foi a primeira cadeira de rodas patenteada, foram adicionadas melhorias como anéis de propulsão e rodas de borracha.

Esses avanços estão intimamente relacionados aos de outro veículo que começou a surgir no século XIX: a bicicleta. Dessa forma, a desconfortável cadeira incorporava não apenas melhorias na mobilidade, mas também no conforto do usuário, como o assento ajustável ou o apoio para os pés.

Cadeira de rodas dobrável

Se tivermos de procurar uma referência pura na história da cadeira de rodas, essa é a cadeira de rodas dobrável de Harry Jennings, um engenheiro com sede em Los Angeles. A partir da invenção que ele projetou para seu amigo Herbert Everest, nasceu uma patente e uma empresa que monopolizava a venda de cadeiras de rodas por muitos anos.

Cadeira de rodas motorizada

O século XX, cheio de inovações em nível tecnológico, também envolveu a introdução de rodas irradiadas. Surpreendentemente, logo após o início do século, em meados da Guerra Mundial (1916), a primeira cadeira de rodas motorizada foi fabricada em Londres.

Depois de revisar as principais referências da história da cadeira de rodas, precisamos nos perguntar: o que o futuro nos reserva?

Atualmente, podemos contar com diversos tipos de cadeiras de rodas e tecnologias diferentes, as quais podem se movimentar sozinhas, através de botões automáticos presentes nas mesmas. Além disso, é possível encontrar modelos personalizados.

A personalização também desempenha um papel muito importante, com modelos que se adaptam ao lazer ou à vida cotidiana de cada usuário. Afinal, sabemos que cada pessoa tem algumas necessidades e prioridades ao escolher sua cadeira de rodas. Você pode consultar todos os modelos disponíveis em lojas de equipamentos médicos on-line.