Por que compartilhar seu conhecimento na internet é um grande negócio

Por que compartilhar seu conhecimento na internet é um grande negócio.

“A competição é seu pior inimigo”, “Não conte sua idéia a ninguém” Soa? O que costumava ser um conselho sábio agora está em dúvida. E é que a era do compartilhamento de conhecimento chegou.

Todos os dias recebe convites para workshops, palestras, minicursos, cursos online – muitos deles gratuitos – onde especialistas de diferentes áreas compartilham seus conhecimentos.

Como é isso? Desde quando disse como eu faço isso se tornou um negócio? O que eles ganham com isso?

Alex Vargas, criado do Formula negocio online garante que você tenha uma boa posição na internet (com um blog, um canal do YouTube ou qualquer outra rede social), falando sobre seu negócio, contando como você faz, dando dicas e até segredos , posiciona você como um especialista em sua indústria.

E nós estamos na era de compartilhar conhecimento!

Se você pensar sobre isso, encontrar soluções na internet é algo que todos nós fazemos todos os dias. E quem dá essas soluções? Pessoas! Sem máquinas. Eles são pessoas comuns, como você e eu, que sabem algo e decidiram – muito habilmente – compartilhar isso com o mundo.

Onde está o negócio?

Quando nos deparamos com uma solução na Internet sobre um problema específico, posicionamos automaticamente a pessoa que nos deu, como especialista nessa área. Isso é algo natural, algo que os humanos fazem constantemente.

Quando alguém fala apropriadamente sobre um assunto e nos mostra que sabe do que está falando, já nos venderam alguma coisa, mesmo que não tenhamos garantido: Damos a eles nossa credibilidade.

Então, no futuro, vamos falar sobre ele em nosso círculo de amigos como “aquele que sabe sobre esse assunto”. Quando nos deparamos com a necessidade de comprar um produto ou contratar um serviço em sua área, é muito provável que escolhamos esse especialista. . Tudo isso por causa das referências que temos dele, graças ao que ele compartilhou conosco online. Existe o negócio mais visível.

Mas não é só isso. A pessoa também se torna uma referência em sua área para a mídia, convida-os para programas de rádio, televisão, para colaborar em uma coluna de um jornal, para dar palestras, para eventos. O que tem um impacto comercial significativo.

Com medo que eles te copiem?

O primeiro medo que nos vem à mente, com a ideia de partilhar os nossos conhecimentos na Internet, é nos copiar. “Se eu disser como faço isso, tenho certeza que eles farão isso e eu estarei fora do trabalho.” Mentira!

Geralmente aqueles que pesquisam na internet sobre um tópico, é porque precisam de uma solução naquele momento, não porque querem dedicar-se a ela pelo resto de suas vidas e fazer um negócio.

Algo que muitas vezes acaba acontecendo é que, vendo como isso é feito – ou porque é mais complicado do que eles pensavam, ou não quer dedicar seu tempo para fazer o que eles não amam (mas você faz) – decidir contrato diretamente com você.

Mas a concorrência? Os copycats  e concorrência desleal sempre existiram, em todas as áreas, em todos os momentos. Então, para isso, o conselho continua o mesmo: evite distrair você e concentrar melhor essas energias na inovação, que é algo que pertence aos criativos e não aos outros.

Pronto para vender!

E é daí que surge uma questão fundamental. Se a sua intenção em compartilhar sua sabedoria na internet é para fins comerciais, é importante que você tenha sua estratégia bem estabelecida neste momento.

Sempre mencione seu nome associado ao campo em que você está, tenha uma imagem gráfica constante, contribua para posicionar-se na mente do consumidor.

Também é essencial que a pessoa que está assistindo ou lendo você saiba que pode contratá-lo ou comprar seu produto, por quanto e como. Certifique-se de deixar em cada publicação uma chamada à ação para seu possível cliente.

A Internet mostrou muitas coisas, inclusive que a humanidade está disposta a compartilhar o que sabe e que todos, todos nós, têm algo de bom para contar.

Sentir-se útil para o outro dá uma sensação de bem-estar único. Acontece comigo com o blog, quando leio seus comentários e seus e-mails, pelos quais sou sempre muito grato.

Tenho certeza de que você também tem algo de bom para compartilhar e que muitas pessoas estão esperando para aprender com você. Seja encorajado!