Serviço social na educação

Você sabe qual o papel do serviço social na educação? É preciso entender a importância que o mesmo tem e como implica na qualidade da educação.

Atualmente, o sistema educacional enfrenta muitos desafios, incluindo a falta de recursos para cobrir todas as necessidades, cortes no orçamento, diminuição de professores e professores de apoio, escassez de pessoal especializado e atenção insuficiente a grupos minoritários (alunos com necessidades educacionais especiais, estudantes com diferentes origens e valores culturais, minorias étnicas, estudantes em risco de exclusão social, que sofreram despejo ou vivem em situações de pobreza ou vulnerabilidade ou estudantes do LGBTQI+) .

Os alunos são cada vez mais diversos. Em um mundo globalizado, nossas sociedades são cada vez mais multiculturais. Em um contexto de crise, a desigualdade também aumenta e situações de exclusão, despejos ou pobreza energética também entram na escola.

O corpo docente participa de cursos online para se especializar e tenta ensinar as matérias e cumprir o currículo estabelecido, para 25 ou 30 alunos que vivem situações e problemas diversos.

Muitas pessoas argumentam que os professores precisam ensinar, cumprir um currículo apenas, pois para elas a escola ou o instituto de ensino não é um centro de serviços sociais. No entanto, a escola é um dos lugares onde as crianças passam mais horas por dia, convivem com outras pessoas.

A escola é um ambiente fundamental no desenvolvimento de menores e um quadro de referência para sua socialização. Não se trata apenas de ensinar o currículo ou oferecer cursos gratuitos; muitas outras habilidades estão sendo adquiridas, pois a escola é um elemento compensador e equilibrador para muitas crianças que passam por situações graves fora da sala de aula.

A contribuição do Serviço Social no sistema educacional

O sistema educacional possui assistentes sociais nas equipes de Orientação Educacional e Psicopedagógica, mas o número é extremamente pequeno para as necessidades do sistema. Essas equipes cobrem uma área territorial muito grande, às vezes com muitos centros educacionais responsáveis, para que não possam fazer uma intervenção direta e personalizada com todos os alunos que precisam. A figura do assistente social deve existir em todos os institutos de ensino, a fim de dar atenção real a todos os alunos.

O Serviço Social Escolar pode ser um apoio ao centro educacional, contribuindo para lidar com situações de vulnerabilidade social, facilitando a integração de estudantes pertencentes a minorias, detectando situações de risco (abuso infantil, abuso sexual, problemas emocionais, problemas sócio-familiares) e favorecendo a participação das famílias.

Algumas das funções e tarefas que um profissional de serviço social pode executar em escolas ou institutos são as seguintes:

–    Detectar situações de risco social e orientar famílias e funcionários da escola.

–    Contribuir com a perspectiva social nos claustros dos professores, na direção do centro, nos professores que precisam, ou no Conselho Escolar, melhorando o trabalho interdisciplinar com os alunos.

–    Mediação intercultural: com estudantes migrantes, com suas famílias, com crianças de diferentes origens culturais, com estudantes pertencentes a minorias étnicas, favorecendo a compreensão e a convivência.

–    Intervenção em casos de bullying, em coordenação com outros profissionais. Projetar e implementar programas para a prevenção e abordagem do mesmo.

–    Para orientar as famílias sobre serviços e recursos e encaminhar os alunos que precisam (sistema de saúde, serviços sociais, psicólogo, comissão de evasão escolar, etc.).

–    Trabalhar em coordenação com os profissionais desses serviços: coordenação com o psicólogo, psiquiatra, assistente social do centro de tratamento de dependência, assistente social do Centro de Serviços Sociais, educador social da associação de jovens, profissionais do programa de absenteísmo, etc.

–    Incentivar a participação dos estudantes e de suas famílias, com ênfase especial nas famílias e estudantes com mais dificuldades de inclusão (por razões de deficiência, etnia, ignorância da língua, diferenças culturais ou outras).

–    Ligação com associações de bairro e recursos públicos na área, que podem oferecer atividades de interesse (prevenção do uso de drogas, promoção da saúde, educação sexual, atividades de lazer e tempo livre, apoio escolar ou outros serviços).

O Serviço Social na educação é essencial para melhorar as possibilidades de aprendizagem de muitos estudantes, reduzir o efeito das desigualdades socioeconômicas entre alguns alunos e outros, reduzir o risco de reprovação e evasão dos alunos mais desfavorecidos, favorecer a integração de estudantes migrantes ou pertencer a minorias, mediando entre a família e a escola, favorecendo a participação das famílias, abordando situações de conflito entre os alunos, orientando professores e o centro educacional, proporcionando uma perspectiva social.

Em um contexto social complexo, é essencial levar em consideração a importância da intervenção social nas escolas para melhorar o aprendizado, o desempenho acadêmico e a integração escolar.