Redes sociais

Redes sociais: 5 Dicas para utilizar todo o potencial das redes no seu negócio

Mesmo diante de todo o potencial já comprovado que as redes sociais tem para gerar negócios, muitos empreendedores ainda não conseguiram resultados nessas plataformas.

Por isso, nesse artigo trazemos para você 5 dicas que vão ajudar a gerar resultados para o seu negócio através das redes sociais.

1 – Esteja onde o seu público está

É muito comum encontrar negócios que tem suas contas ativas em todas as redes sociais possíveis, e isso pode fazer sentido para alguns nichos, mas não para todos.

O que acontece nesses casos é que é muito comum que as pessoas achem importante aparecer no maior número de lugares possível.

Mas isso pode ser um desperdício de tempo e dinheiro, dependendo do mercado em que a sua empresa atua.

Por exemplo, se você tem um negócio de prestação de serviços para empresas, o LinkedIn deve ser o centro das atenções no quesito redes sociais.

No entanto, se você vende um produto específico para jovens que gostam de games, talvez o LinkedIn não seja o melhor lugar para encontrar clientes.

Por isso você precisa analisar e entender muito bem o público do seu negócio, para direcionar seus esforços para o lugar certo, que trará resultados.

2 – Tenha um calendário de postagens

Um dos principais segredos de uma boa gestão de redes sociais está em manter seus perfis sempre atualizados.

Por mais que você pense que isso é muito trabalhoso, esse trabalho vai trazer vários benefícios para o seu negócio, entre eles:

  • Aumento no engajamento;
  • Criação de relacionamento com os usuários;
  • Aumento da percepção de valor do seu negócio.

Além disso, se existe um espaço muito grande entre uma postagem e outra, fatalmente o seu perfil acabará caindo no esquecimento.

Enquanto isso, as empresas e empreendedores que já entenderam essa importância seguem alcançando cada vez mais pessoas e fechando mais negócios.

3 – Separe tempo para interagir com os usuários

As redes sociais foram criadas com o objetivo de estimular a interação entre as pessoas, e essa natureza se mantém até hoje.

Então, se você quer conseguir resultados para o seu negócio através das redes sociais, precisa investir na interação.

É claro que você não pode passar o dia no Instagram ou Facebook, mas precisa separar um período do dia para criar esse relacionamento.

Isso pode ser feito através de comentários em publicações, participação ativa em lives e qualquer outra forma de interação disponível.

4 – Entregue conteúdo de qualidade

Esse é um ponto em que você precisa ter cuidado para não confundir qualidade com quantidade.

Não é porque você tem que manter seu perfil atualizado que você deve sair publicando qualquer coisa.

Se criar conteúdo é uma tarefa difícil para você, você pode fazer uma lista das principais dores ou desejos do seu público, e para cada uma dessas dores, criar 3 títulos. Assim você vai ter uma boa quantidade de temas para tratar nas suas redes.

Depois é só decidir se você vai fazer vídeos ou textos para publicar.

5 – Faça distribuição das suas principais publicações

Pode ter certeza que poucos, para não dizer nenhum dos seus concorrentes faz isso, ou seja, você pode se destacar muito adotando essa estratégia.

Basicamente, você vai pegar os seus melhores conteúdos, e criar companhas de anúncios com objetivo de envolvimento, no Facebook Ads.

Assim o seu conteúdo vai aparecer para um número muito maior do que o das pessoas que te seguem, aumentando a sua base de público que já se envolveu com seus conteúdos.

Como as pessoas tendem a comprar muito mais de quem elas já conhecem, as chances de que você consiga fazer mais negócios após adotar essa estratégia são muito maiores do que oferecendo algo para quem nunca ouviu falar de você.

Existem ainda muitas outras ações que podem potencializar os seus resultados, mas aplicando essas 5 dicas certamente você terá resultados.