As 3 melhores Santa Casas do Brasil

A Santa Casa

As Santa Casas no Brasil são conhecidas por serem instituições que oferecem diversos serviços de forma gratuita, destacando-se os serviços relacionados à saúde, mas isso não impede que a Santa Casa ofereça outros serviços como assistência social, educação entre outros.

A Santa Casa de Misericórdia é, basicamente, uma irmandade cuja missão é o tratamento e sustento a pessoas doentes e também prover assistência a “expostos” – recém nascidos abandonados na instituição.

O Compromisso da Misericórdia de Lisboa que é composto por 14 obras de misericórdia, tendo sete espirituais – ensinar os simples, dar bons conselhos, castigar os que erram, consolar os tristes, perdoar as ofensas, sofrer com paciência, orar pelos vivos e pelos mortos – e sete corporais – visitar os enfermos e os presos, remir os cativos, vestir os nus, dar de comer aos famintos e de beber aos sedentos, abrigar os viajantes e enterrar os morto é algo bastante utilizado como princípio pelas Santas Casas de Misericórdia do Brasil.

As 3 melhores santa casas do brasil

As Melhores Santa Casas

 

Grupo Santa Casa de Belo Horizonte

O Grupo Santa Casa de Belo Horizonte é constituído por algumas instituições, sendo elas: Santa Casa BH, Hospital São Lucas, Centro de Especialidades Médicas Santa Casa BH, Ensino e Pesquisa Santa Casa BH, Funerária Santa Casa BH e Instituto Geriátrico Afonso Pena.

O Grupo Santa Casa de Belo Horizonte possui alguns princípios e valores tais como: O princípio de melhorar a vida das pessoas. O Grupo busca ter sua excelência reconhecida através da prestação de serviços de saúde, mas também buscam gerar e difundir o conhecimento.

A Missão principal do grupo é: “Promover de forma sustentável o atendimento integral e humanizado às pessoas, com qualidade e resolutividade, valorizando nossos profissionais e desenvolvendo educação e pesquisa.”

E a seguir, conforme o próprio site do Grupo nos permite acessar, seus valores são:

– Amor pelo que fazemos

– Compromisso com as pessoas

– Segurança no atendimento

– Melhoria contínua

– Transparência nas ações

– Comportamento ético

– Equilíbrio economico-financeiro

– Responsabilidade socioambiental

Santa Casa do Rio de Janeiro

A Santa Casa do Rio de Janeiro foi uma das primeiras a serem construídas no Brasil devido ao fato de Portugal utilizar a cidade como porto principal e também por ter sido durante muito tempo a capital do país. Assim como grande parte das Santas Casas, a Santa Casa do Rio de Janeiro possuía e ainda possuí como princípios básicos algumas leis espirituais de modo que a Irmandade de Invocação a Nossa Senhora da Misericórdia pudesse ser instituída. Confira abaixo as “leis” que seguiam as obras espirituais:

7 espirituais, mais orientadas para questões morais e religiosas:

  • Ensinar os simples
  • Dar bom conselho
  • Corrigir com caridade os que errar
  • Consolar os que sofrem
  • Perdoar os que nos ofendem
  • Sofrer as injúrias com paciência
  • Rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos

7 corporais, relacionados, sobretudo, com preocupações materiais:

  • Remir os cativos e visitar os presos
  • Curar e assistir os doentes
  • Vestir os nus
  • Dar de comer a quem tem fome
  • Dar de beber a quem tem sede
  • Dar pousada aos peregrinos
  • Sepultar os mortos

Santa Casa de São Paulo

A Santa Casa de São Paulo existe há mais de três séculos no Brasil. Além de prestar os serviços comuns às Santa Casas do Brasil, a Santa Casa de São Paulo presta serviços relacionados à educação tendo sido reconhecida pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Além disso, a Santa Casa de São Paulo é também um enorme patrimônio histórico da cidade.

Sendo uma instituição laica, privada e filantrópica, a Santa Casa de São Paulo cresceu muito desde sua fundação no século XIX. Foi uma das primeiras Instituições que ofereceu a chance de estudantes cursarem medicina no país. A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a Escola Paulista de Medicina (Unifesp) fizeram parte da Santa Casa e dessa atitude.

A Irmandade foi sede da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo de 1963. Hoje em dia, possui méritos por seus desenvolvimentos de pesquisas técnico-científicas. Tais desenvolvimentos formaram mais de 100 médicos até os dias de hoje.