Seguro automóvel: 7 Dicas para não errar na hora da contratação

Contratar o seguro automóvel está vinculado ao contrato de riscos devido à necessidade de assegurar um bem, mas, sobretudo garantir maior proteção à vida do condutor e seus passageiros com imprevistos, perdas parciais ou perdas totais.

O preço do seguro automóvel varia pela categoria do veículo, perfil do condutor, regiões percorridas, ou seja, existe uma faixa de risco que podem diferenciar o valor do seguro automóvel.

É fundamental fazer a cotação de uma apólice, é preciso incluir o valor do seguro nos gastos do veículo assim como IPVA e licenciamento. 

 O seguro do automóvel deverá ser sempre realizado por corretores de seguros autorizados, traz mais credibilidade e segurança ao assegurado.

O bônus do seguro automóvel é uma forma que a corretora tem em contemplar um bom motorista quando não há sinistros, é interessante o usuário conhecer esse benefício e comparar suas regras quanto ao uso.

A assistência 24h é um complemento do seguro automóvel para qualquer emergência que o condutor se encontrar, um detalhe fundamental é que existem coberturas que limitam a área de cobertura para essa assistência 24h, a dica é utilizar a cobertura sem limite de km, ou seja, tanto para o reboque, auxílio do táxi e utilização do carro reserva, estando assim o condutor assegurado em qualquer região que acontecer o sinistro ou uma possível pane no automóvel, é preciso a contratação dessa cláusula no seguro de automóvel.

A franquia no caso de sinistro geralmente gera dúvidas ao consumidor, por exemplo, existem a franquia reduzida, a franquia básica e a franquia majorada, assim, a menor franquia o consumidor irá pagar um seguro automóvel um pouco mais caro, mas no caso de acidente o valor será menor para o consumidor, e assim será na franquia básica e franquia majorada, esses valores de franquia implicará diferenças nos valores de seguro automóvel.  

Existem também franquias para itens unitários, possui variedade de valores na apólice de acordo com cada assegurado, é preciso que o consumidor contrate essa cláusula no seguro automóvel.

Enfim, grande parte das dúvidas poderá ser consultada pelo corretor de confiança, outra dica é utilizar um profissional caso tenha dúvidas jurídicas.