Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

AJAX e PHP! Meus primeiros passos

Por: Flávio Theruo KaminisseSaturday 21 January 2006 às 9:10 AM

Fiquei um tempo sem escrever nada por aqui, mas foi muita correira, muito trabalho, continuo na correria e com muito trabalho, mas consegui tirar um tempinho para escrever um post, pois já estava mais no que na hora, tanto de escrever novamente no blog quanto de falar sobre o assunto.

Estou começando a me dedicar mais ao estudo e desenvolvimento de aplicações que utilizam esta tecnologia muito interessante que é o AJAX (Asynchronous JavaScript And XML).

Comecei fazendo algumas coisas na unha para aprender pelo menos o básico, e quebrar um pouco a cabeça, foi até interessante, fazer tudo do nada, mas é melhor você utilizar frameworks prontos (encontrei vários para PHP), pois aumentam sua produtividade e você aprende muito, se analisar o código (vantagens do opensource), e temos excelentes frameworks para serem utilizados, testei e desenvolvi alguns exemplos principalmente em três frameworks, que são: SAJAX, XAJAX e não podia deixar de citar a PAJAX desenvolvido pelo brasileiro Guilherme Blanco. Vou descrever um pouco das vantagens e desvantagens que eu pude perceber de cada um.

Vou iniciar pelo SAJAX, que é o mais simples de todos que testei, e nem por isso menos útil para ser utilizado, digo mais simples, pois, tudo está em apenas um arquivo que você inclui em seu código, segue alguns passos básicos, como algumas chamadas de funções, faz sua função PHP (que tanto pode acessar uma base de dados ou apenas fazer algumas operações) que será chamada assincronamente pelo JavaScript e pronto, tudo funcionando, quem quiser utilizar este framework, basta baixar seu fonte, pois existem exemplos, e ainda podem ler um artigo no phpbrasil.com que mostra e explica, em português, um exemplo do próprio framework.

Um outro framework que eu gostei bastante de utilizar, que é muito completo e muito fácil, é o PAJAX, ele é excelente, com um código muito bem feito, com vários exemplos para facilitar ainda mais o desenvolvimento (parabéns Guilherme), também gostei da possibilidade de chamar métodos de objetos, instânciados anteriormente e muitas outras facilidades, mas agora vamos aos problemas. Devido a maneira como foi implementado o transporte do XML do PHP para o JavaScript e vice-versa, como o próprio Guilherme escreveu para na lista php-especialistas “Possui falha de suporte ao Opera, devido à total dependência de XML (o Opera não possui uma implementação muito agradável do componente XmlDocument)”, devido a necessidade de deixar as aplicações acessíveis a maioria dos browsers, este é um fator restritivo ao seu uso, mas independente deste e de outros pequenos problemas, este foi o framework que mais gostei.

E por fim um framework que também é muito interessante, e eu gostei muito de trabalhar com ele, que é o XAJAX, que possui uma forma diferente de tratar o retorno do PHP, pois tanto o SAJAX quanto o PAJAX retornam os dados diretamente para uma função JavaScript, já no XAJAX você cria o response JavaScript na função PHP, e depois vai adicionando os comandos, os eventos e outras coisas mais, achei muito interessante a forma que foi feita, pois o tratamento do resultado não fica diretamente no JavaScript deixando suas funções resguardadas, também muito fácil de utilizar e tem a vantagem de funcionar no Firefox, Opera e ie.

Para finalizar este primeiro post (de muitos, pelo menos espero) que trata diretamente sobre o assunto AJAX (Asynchronous JavaScript And XML), vou deixar minhas considerações finais, vale a pena ler, estudar e utilizar AJAX (Asynchronous JavaScript And XML), pois, não é uma tecnologia nova e está ganhando muito espaço ultimamente, principalmente por causa de nosso amiguinho Google, então mãos a obra, pois temos muito a aprender.

Caso eu tenha cometido algum engano, ou tenha deixado algo importante de lado, ou ainda alguém queira sugerir outros frameworks, fiquem a vontade, espero que tenham gostado da leitura e estou esperando sua colaboração.

Artigos relacionados:

Tags: AJAX Google Impressão JavaScript Parabéns PHP Programação Tecnologia

5 Comentários para “AJAX e PHP! Meus primeiros passos”

# 1° mercubuana April 17th, 2014 às 3:35 AM GMT

Great information…

This is certainly astounding. Only one watch all of this video and we are stupefied. We are most certainly attracted to this type of troubles. Every appreciate a rising record, and amount doing while in this. Please keep control. They’re very much che…

# 2° cheaprbglasses.erplibre.eu April 17th, 2014 às 4:02 AM GMT

cheaprbglasses.erplibre.eu…

This article is really great, people do not consciously into the author’s writing situations. I want to put forward it to more people, so the more the body will be such a wonderful feeling….

# 3° more volume in ejaculation April 17th, 2014 às 6:32 AM GMT

wiring symbolizing…

visitskeep pericole consumeren videken nothavnit klubs nerven….

# 4° how to increase your sperm count vitamins April 20th, 2014 às 4:04 AM GMT

proyectos folder…

brugges tamper marketed nyelni cardsi writingo bouzouita….

# 5° azart84 April 23rd, 2014 às 5:42 AM GMT

играть в игры на деньги торрент еще игровые аппараты пополнение яндекс покер румы киви казино кристалл бесплатно играть.

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

  • Sigam-me no Twitter

Sobre o Japs

Foto do autor Flávio Theruo Kaminisse O Japs é o site pessoal do Flávio T. Kaminisse, atualmente trabalha com Análise de sistemas na Webroom Soluções Interativas, é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia, é também especialista em Banco de Dados, tendo concluído sua pós-graduação pela Unitri, gosta de mexer um pouco com Linux, é responsável pela área de TI do Charges.com.br e Webinsider, e ainda arruma um tempinho para escrever sobre tecnologia, javascript, AJAX, desenvolvimento e outros assuntos interessantes por aqui. Leia mais.

Você ainda não tem estes livros na sua biblioteca? Cuidado! Você está ficando desatualizado.

  • Sistemas de Banco de Dados - Ramez E. Elmasri, Shamkant Navathe
  • PHP: a Bíblia - Tim Converse, Joyce Park
  • MySQL: a Bíblia - Steve Suehring
  • Fundamentos do Ajax - Ryan Asleson, Nathaniel T. Schutta
  • Hackers Expostos - Stuart Mcclure, Joel Scambray, George Kurtz
  • PHP 5: Programação Poderosa - Gutmans, Bakken, Rethans
  • Não me faça pensar! - Steve Krug
  • Google Adwords a Arte da Guerra - Ricardo Vaz Monteiro
  • Sandman - Neil Gaiman
  • The Art and Science of Web Design - Jeffrey Veen
  • Ansiedade de Informação 2 - RICHARD SAUL WURMAN
  • Mobile Web Design - Cameron Moll
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

838 assinantes Assine o feed do Japs

Artigos por e-mail

Receba os últimos artigos do Japs no seu e-mail.


Encontre-me

O Japs recomenda

Blogs amigos:

Alguns sites e blogs que valem a pena ser visitados:

Pessoas que trabalham comigo:

Sites dos colegas de trabalho na Webroom.

Já trabalharam comigo: